solicitar informação

Principios educacionais

Educar de maneira integral.

O centro educativo deve ser um lugar de procura permanente do desenvolvimento integral da pessoa, um lugar que permita um desenvolvimento harmonioso e equilibrado de todas as capacidades do indivíduo: pessoais, sociais, intelectuais, religiosas, comunicativas, afectivas, artísticas e outras.
Este desejo de levar, de conduzir cada pessoa à sua plenitude na dimensão individual, social e transcendental, baseia-se no princípio da formação de pessoas livres, ligadas a outras, num ambiente educacional de confiança, no qual se cultiva o gosto pela aprendizagem, fruto do esforço pessoal e da procura interior.

Educar em valores cristãos

O ensino é uma ocasião única e irrepetível que deve ser aproveitada para transmitir valores que tornem as pessoas cidadãos livres e responsáveis, com objetivos de vida que melhoram a convivência humana e que ajudam a solucionar parte dos problemas com que a nossa sociedade se depara.
Naturalmente que o modo de compreensão dos valores nem sempre é semelhante, nem os valores são mutáveis, pelo que este Projeto Educativo é baseado em valores de inspiração cristã, sempre aberto a todos e sempre útil para questionar o sentido da vida e encontrar afirmações válidas sobre a nossa existência.

Educar com a família

Uma acção de educação efectiva, que produza resultados, especialmente no que respeita a valores, atitudes e hábitos de trabalho, requer uma estreita coordenação entre a família e o colegio.

Educar em liberdade e pela liberdade.

A educação deve preparar o indivíduo para uma escolha livre e responsável perante as diferentes opções que a vida nos coloca em cada momento. O Projeto Educativo do Colégio tem como objetivo formar pessoas comprometidas com a sociedade em que vivem, com respeito pelos princípios e valores democráticos, bem como incentivar as pessoas a envolverem-se na defesa da paz, da solidariedade, da justiça e do meio ambiente.

Espirito Aberto

Educar para a diversidade e para a pluralidade cultural. A educação deve incentivar a prática do debate e do diálogo, fomentando oportunidades que permitam o encontro de opiniões em todas as áreas, bem com uma convivência tolerante e pacífica para aprender a administrar os pequenos conflitos que a convivência pode gerir, propiciando a melhoria das habilidades sociais, o clima de consenso e um acordo responsável entre as partes envolvidas.

Educar para o compromisso

O objetivo específico da excelência educativa é a capacitação dos alunos, não somente como cidadãos e profissionais bem formados com conhecimentos e habilidades, mas também para se envolverem pessoalmente na transformação activa da sociedade, de modo que as suas estruturas os seus elementos se adequem cada dia mais aos valores de justiça, de convivência e desenvolvimento humanos.

Educar para a autonomia pessoal

Cada um será ajudado a descobrir e desenvolver os traços de sua identidade pessoal, aprender a conhecer e aceitar seus limites, valorizar e conquistar suas capacidades, exercitar sua memória, projetar sua inteligência e fortalecer sua vontade, para que se consolidem em cada pessoa os seus próprios princípios de reflexão e critérios de ação, que afirmam a sua individualidade e centram o seu esforço de auto-aperfeiçoamento

Coração Grande

Educar na dimensão social. O objetivo é gerar em cada pessoa um sentido de respeito e apreço pelos outros e pela função que cada pessoa desempenha, assim como aprender a se desenvolver de forma aberta, afectuosa, dialogante, solidária e generosa. Cada projeto pessoal de vida é integrado noutro de alcance universal e a educação providencia orientações para uma participação activa, que desenvolve a capacidade de influenciar de um modo responsável na vida social. Pretende-se nesse sentido promover actividades voluntárias.

Educar em equipa

Pais, Professores, Direcção e Administração do colégio, Capelães, alunos, todos devem formar uma comunidade escolar coesa em que cada um sinta que desempenha um papel importante no projecto, com o qual se identifica, criando um bom ambiente no colégio, onde há respeito, espirito positivo e construtivo, responsabilidade, solidariedade e motivação para a união de forças com o objectivo de alcançar as metas educativas.
Assim, a comunidade escolar demonstrará uma apetência pelo trabalho em equipa, criando uma identidade que transcende todos os elementos da comunidade escolar.

Educar para o lazer

Na nossa vida social existem períodos de tempo consideráveis, que são gastos em contexto de lazer, e que desempenham um papel fundamental no processo de socialização do indivíduo.
Logo é muito importante educar bem a pessoa, no sentido desse tempo ser bem utilizado, ser um tempo saudável e que afaste o indivíduo de influências que distorçam o seu carácter.

Educar a aptidão estética.

A natureza e a arte foram sempre um lugar privilegiado de encontro com os valores mais elevados.
A própria concepção do edifício da escola e a importância dada aos gabinetes deve ser reflexo desse sentido estético, bem como o desenvolvimento harmonioso de actividades no âmbito dos programas das disciplinas de ciências da natureza, de educação visual, de educação tecnológica e no ensino artístico/formação musical.
Fazer com que todos participemos nas actividades culturais propostas pelo nosso Colégio é uma meta a alcançar.

Educar para a importância da prática do desporto e de um estilo de vida saudável.

O ser humano deve cuidar de forma responsável do desenvolvimento sadio do seu corpo, de modo a que o mesmo se revele de forma activa, plena, vigorosa, saudável e autocontrolada. Para tal, devemos adquirir hábitos saudáveis de cuidado corporal através da prática de desporto, de uma higiene cuidada e de uma alimentação equilibrada. O compromisso de praticar o desporto na escola e a disponibilização de salas de refeitório adequadas a cada um dos diferentes níveis de ensino são um reforço na criação deste tipo de hábitos essenciais a uma formação equilibrada dos nossos alunos.

Perguntas frequentes

O que nos identifica no Colégio Crystal Talatona?

Somos uma escola pertencente à Rede Educacional Arenales. Aqui buscamos a excelência acadêmica, mas também a excelência humana, porque boa pessoa costuma ser um bom profissional. É por isso que o respeito pelos outros, por si mesmo, pelo trabalho bem feito, são valores humanos e cristãos que incutimos em nossos alunos de mãos dadas com seus pais. Temos o ambicioso objetivo de servir a sociedade, as famílias e os alunos.

Em que contribui o fato de a escola cristal talatona pertencer a Arenales Red Educativa?

Crystal Talatona é a primeira escola da Rede Educacional Arenales. Atualmente a rede é composta por mais de 28 centros educativos distribuídos por todo o mundo. Todos eles assumem um modelo de competências e valores denominado IAM (Innovation, Autonomy, Mentoring). Assim como incorpora o código de boas práticas, os regulamentos internos e o plano de igualdade. Todos eles documentos que têm sua origem em anos de experiência e buscam garantir equidade, inclusão e igualdade.

Qual é o modelo IAM?

O IAM é um programa de transformação com o qual buscamos ser centros educacionais de ponta no século XXI. Este programa divide-se em três eixos principais: Inovação: procuramos ser uma organização aberta e em permanente comunicação com o mundo em que vivemos. Autonomia: ajudamos cada um de nossos alunos a assumir o controle de suas vidas, a serem pessoas autônomas. Tutoria: cada um é protagonista da sua própria formação e, ao mesmo tempo, colabora na dos outros.

Como é aplicado o programa IAM na escola Crystal Talatona?

Innovación: Através da iniciativa iPad, consegue-se a integração da tecnologia na educação. Assim como um plano de desenvolvimento curricular digital “Mobile Learning” ao longo de todas as etapas. Autonomía: Promovemos a educação em soft skills: desenvolvimento da oratória, capacidade de liderança, desenvolvimento do pensamento emocional, pensamento criativo e primeiros socorros, etc. Mentoring: Através de tutorias pessoais entre o professor e o aluno, para ajudá-los a se conhecerem melhor, desenvolver habilidades sociais, aproveitar seus talentos, forjar sua auto-estima e serem felizes de forma independente.

Pedir informação

Estamos de portas abertas para si: queremos conhecê-lo, mostrar-lhe as instalações e mostrar-lhe o projeto pedagógico, para isso preencha o formulário e marque uma visita ou pergunte-nos o que pretende.